ESTACA SECANTE
ESTACA SECANTE
A principal aplicação das Estacas Hélice Entubadas é a execução de paredes de Estacas Secantes, como alternativa das Paredes Diafragma É composto por dois cabeçotes rotativos independentes, do tipo “Top Drive”, marca EuroDrill importado da Alemanha, que podem atuar em conjunto somando seus torques. Neste caso atuam sobre a mesma ferramenta que é o caso de uma Hélice Contínua convencional.
- Os dois cabeçotes podem também atuar independentemente
acionando ferramentas distintas. É o caso da hélice continua entubada onde o cabeçote de menor torque atua na hélice de perfuração em sentido horário e o de maior torque atua no tubo de revestimento em sentido anti-horário. A hélice trabalha internamente ao tubo.
- Os cabeçotes têm um formato que permitem, acima do diâmetro de 400 mm, que a parede seja tangente ao limite do terreno.
As principais vantagens são:
- Não há necessidade do uso de Lama Bentonítica com todos os custos e inconvenientes das grandes centrais de lama, do seu manuseio, e da sujeira que resulta na obra.
- Maior precisão da verticalidade, garantindo um desvio máximo 1,5 %.
- Concretagem rápida e limpa. Na concretagem submersa feita nas paredes diafragma, os caminhões de concreto ficam durante muito tempo estacionados em difíceis áreas urbanas, pela demora desta operação.
- Não necessita o guindaste de apoio necessário que manuseia os tubos tremonha e, usados na concretagem submersa.
- Melhor acabamento das superfícies das estacas, por serem feitas com o tubo de revestimento, que não deixa de ser uma forma.
- Sem toda a parafernália dos equipamentos de lama e do guindaste de apoio, pode-se realizar obras de espaço mais restrito.
- O descarte de solo não contaminado por lama é muito mais fácil, e em menor volume.
- Grande estanqueidade da junta entre uma estaca e outra.
Devido a uma estaca ser cortadas pela outra, lhe servindo de forma, a execução bem-feita e guiada proporciona vedação perfeita.
- O sistema hoje é amplamente utilizado na Europa e nos Estados Unidos como método substituto às paredes diafragmas escavadas com lama bentoníticas.
Chassis: | Cat® 326 DL |
Potência Instalada: | 310 hp |
Torque Máximo do revestimento: | 8.000 kg |
Diâmetro Máximo (encamisado): | 400 a 500 mm |
Diâmetro Máximo (sem camisa): | .200 mm |
Profundidade Máxima: |
17.000 mm
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Peso total de transporte: | 55.000 kg |